Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Santander Totta deve dar solução aos lesados do Banif em quatro semanas

O presidente da Associação de Lesados do Banif (ALBOA), Jacinto Silva, adiantou hoje no parlamento que o Santander Totta disse à associação que vai apresentar um conjunto de medidas que possam ser uma solução para os obrigacionistas subordinados.

Santander Totta deve dar solução aos lesados do Banif em quatro semanas
Notícias ao Minuto

13:32 - 17/05/16 por Lusa

Economia Associação

"O banco disse-nos que nas próximas quatro semanas irá apresentar um conjunto de medidas que iremos analisar de forma rápida. Agora só estamos a aguardar", disse Jacinto Silva, à margem da comissão parlamentar de inquérito ao Banif, onde foi ouvido.

A garantia terá sido dada na reunião que decorreu na última sexta-feira e que correspondeu à primeira ronda de negociações com o Santander Totta, que comprou a atividade bancária do Banif.

A ALBOA está em negociações com o Santander Totta para encontrar uma solução para os obrigacionistas subordinados do Banif, que ficaram no 'banco mau', que lhes permita recuperar o dinheiro investido.

Em causa estão 263 milhões de euros, não se sabendo ainda que valor poderá ser recuperado. As obrigações subordinadas são as últimas a serem pagas no caso de falência das entidades emitentes desses títulos de dívida.

A 20 de dezembro do ano passado, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif com a venda da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a criação da sociedade-veículo Oitante para a qual foram transferidos os ativos que o Totta não quis comprar.

O Banif S.A. ficou unicamente com as posições dos acionistas e dos obrigacionistas subordinados. Neste 'banco mau' - à semelhança do BES "mau" -ficaram ainda as operações que o banco tinha no Brasil e em Cabo Verde.

A Associação de Lesados do Banif trabalha ainda com clientes que investiram dinheiro em obrigações Rentipar (dos herdeiros do fundador do Banif, Horário Roque] e em ações Banif, a quem garante que "continuará a prestar assistência técnica e jurídica".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório