Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Adeus, Nigéria: Angola é a nova rainha do petróleo em África

Economia angolana passou a ser a maior produtora de 'ouro negro' em todo o continente. Dificuldades sociais e económicas na ex-líder provocaram ultrapassagem.

Adeus, Nigéria: Angola é a nova rainha do petróleo em África

É um dos orgulhos angolanos, mas durante muito tempo a produção de petróleo não foi suficiente para o país ultrapassar a rival Nigéria no topo da lista de maiores produtores africanos. 

A elevada dependência da matéria-prima fóssil levou  uma aposta muito forte por parte da Nigéria e o número de refinarias e investimento enorme permitiram que o país da África Ocidental liderasse a produção de petróleo em todo o continente. O entanto, a ascensão de grupos terroristas e os ataques em larga escala criaram uma instabilidade permanente que se foi agravando até atingir o auge no último mês. 

Depois dos ataques do Boko Haram, um novo grupo armado auto denominado Vingadores do Delta do Níger começou a reivindicar ataques às refinarias petrolíferas, lançando pânico na região crucial para a produção nacional, garante a BBC. 

O Movimento de Emancipação do Delta do Níger, organização terrorista que usa os Vingadores como grupo de ataque, pede uma maior justiça social para a zona geográfica de origem e os assaltos e destruição de refinarias servem o propósito de controlar uma parte da produção de petróleo da Nigéria. 

A incapacidade de manter as centrais de produção de combustíveis fósseis seguras levou a uma quebra significativa da oferta, que passou de cerca de dois milhões para 1,4 milhões de barris por dia, segundo dados avançados pela Reuters Africa. Ao mesmo tempo, Angola manteve a solidez produtiva com uma oferta de 1,8 milhões de barris por dia, número que lhe permitiu ganhar a coroa de maior produtor do continente africano. 

Com a instabilidade a ser regra na política e sociedade, avizinham-se meses muito difíceis para a Nigéria e não se vislumbra uma 'luz ao fundo do túnel' no mercado do petróleo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório