Cinco mil entraram tarde na corrida às reformas antecipadas

As penalizações e cortes não impediram 12 mil pessoas de tentar antecipar a sua reforma.

© Reuters

Carolina Rico
16/05/2016 10:08 ‧ 16/05/2016 por Carolina Rico

Economia

Pensionistas

Desde outubro entraram no Centro Nacional de Pensões cerca de 12 mil pedidos de reforma antecipada por parte de trabalhadores do setor privado com menos de 60 anos.

Sete mil pessoas, entre os 55 e os 59 anos e 30 de carreira contributiva pediram reforma antecipada dentro do prazo estipulado para o fazer, até ao início de março.

Já cinco mil fizeram-no depois dessa data e verão os seus pedidos recusados, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte do ministério do Trabalho e da Segurança Social.

Os candidatos à reforma antecipada são notificados no sentido de saber se o seu pedido foi autorizado ou não. Caso seja, é-lhes indicado o valor de pensão a receber e têm 30 dias para aceitar ou não.

Caso não respondam o pedido é arquivado. Até ao momento já foram arquivados mil pedidos de reforma antecipada por falta de resposta.

Em 2015, quem tivesse mais de 60 anos de idade e 40 de descontos podia pedir reforma antecipada com menos cortes do que este ano, mas muito menos pessoas o fizeram nesse período: 6700.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas