Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Transportadoras contra lei que obriga a pagarem salário mínimo francês

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) considera que a nova lei francesa que vai obrigar as empresas de transportes estrangeiras a pagar o salário mínimo francês aos seu colaboradores é "ilegal e inconstitucional".

Transportadoras contra lei que obriga a pagarem salário mínimo francês
Notícias ao Minuto

16:53 - 13/05/16 por Lusa

Economia Associação

A legislação, que entra em vigor a 01 de julho, obriga as empresas de transportes estrangeiras "que se relacionem com o país a aplicarem o salário mínimo nacional francês -- 1.458 euros, ou seja, 9,67 por hora" e a nomear um representante que será responsável em França pela coordenação e contacto entre a empresas e as autoridades de controlo.

As operações de transporte deverão, também, possuir um certificado de destacamento -- válido por seis meses -- bem como o contrato de trabalho traduzido em francês, acrescenta o comunicado da ANTRAM.

A ANTRAM considera que "a medida é ilegal e inconstitucional", porque põe em causa o princípio constitucional da igualdade, ao impor salários definidos em função do território onde operam e não pelo serviço prestado, e já exprimiu o seu desacordo junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A ANTRAM vai ainda a juntar-se às suas congéneres europeias para apresentar um manifesto comum sobre esta questão junto da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório