Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

PSD quer explicações do Santander Totta sobre materiais publicitários

O PSD pediu hoje ao Santander Totta as comunicações escritas tidas em novembro e dezembro de 2015 com duas empresas ligadas a materiais publicitários, procurando saber se houve um aumento das encomendas antes da resolução do Banif.

PSD quer explicações do Santander Totta sobre materiais publicitários
Notícias ao Minuto

21:36 - 11/05/16 por Lusa

Economia Banif

Os cartazes do Santander nos balcões que pertenciam ao Banif - e passaram para o Santander Totta com a resolução, a 20 de dezembro - motivaram hoje alguns minutos de debate na comissão parlamentar de inquérito sobre este segundo banco, com a deputada do PSD Rubina Berardo a questionar o presidente do Santander Totta, Vieira Monteiro, sobre a matéria.

Ao mesmo tempo, o PSD apresentou um requerimento pedindo trocas de comunicações escritas sobre a expansão da rede de balcões do Santander Totta com a compra do Banif e incorporação dos balcões deste na rede do Santanter: são solicitadas as correspondências entre a entidade bancária e a agência publicitária Havas e a Apametal, empresa - diz a sua página Internet - ligada à "implementação de programas de imagem corporativa".

Vieira Monteiro, em declarações na comissão de inquérito, 'tropeçou' nos números dos painéis publicitários após a compra do Banif: inicialmente revelou que na primeira semana após a resolução foi trocado apenas um - "o da agência central do Banif, junto ao edifício na Avenida José Malhoa [Lisboa]" - mas depois viria a corrigir esse número para 12.

"O que tentámos é que na manhã [de segunda-feira após a resolução] os balcões todos estivessem a funcionar e tivessem a liquidez suficiente para apresentar aos clientes que fossem aos balcões", vincou.

O deputado do PCP na comissão de inquérito, Miguel Tiago perguntou também ao presidente do Santander Totta como é que Vieira Monteiro conseguiu meter cartazes na segunda-feira, 21 de dezembro, quando declarou no parlamento só ter certezas de que o negócio avançada na noite anterior, cerca das 23:30.

"Mesmo o PCP, que dizem que é muito organizado, teria muitas dificuldades em montar a Festa do Avante de um dia para o outro", frisou o parlamentar comunista.

O presidente do Santander Totta disse na resposta - antes de posteriormente a corrigir - que só havia sido mudado um cartaz nessa segunda-feira, o que levou a um comentário bem humorado de Miguel Tiago: "Se assim foi retiro já o que disse, o PCP fazia isso nas calmas".

No âmbito da resolução do Banif, em dezembro de 2015, o Santander Totta - liderado por Vieira Monteiro - comprou parte da atividade bancária por 150 milhões de euros, um negócio que foi alvo de polémica e está a ser escrutinado na comissão de inquérito a decorrer no parlamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório