Depois da venda dos balcões de retalho em Portugal, surge a confirmação do negócio que se seguia para o Barclays. O plano estratégico de venda de ativos não-essenciais continua, com o banco britânico a confirmar a venda do Barclaycard em Espanha e Portugal ao Bancopouplar-e, noticia o MarketWatch.
O negócio de gestão de cartões de crédito em Portugal e Espanha do Barclays passa assim para as mãos do banco online espanhol, detido pela Varde Partners e o Banco Popular Español. Apesar de não ter sido divulgado o valor do negócio, os ativos do Barclaycard estão avaliados em cerca de 1,3 mil milhões de euros e o negócio deverá rondar essa soma.
Para o Barclays, o acordo com o Bancopopular-e significa a saída oficial do mercado ibérico, após a venda das operações em Espanha ao CaixaBank em 2014 e a venda da operação portuguesa ao Bankinter.
O banco britânico reduz o nível de capital de risco em 1,16 mil milhões de euros, ganhando margem de manobra para apostar noutros mercados e aumentando a liquidez numa fase difícil para a banca europeia.
[Notícia atualizada às 11h00]