Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Casas T2 e T3 continuam a ser as mais procuradas pelos portugueses

Mais de um terço dos visitantes da Imovirtual procura casas T2. Tendência de queda nos preços de venda e de aumento nos arrendamentos foi confirmada pelos números finais de 2015.

Casas T2 e T3 continuam a ser as mais procuradas pelos portugueses
Notícias ao Minuto

12:55 - 27/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Imovirtual

O Imovirtual, site de imobiliário mais visitado em Portugal, revelou os números finais de 2015 e as tendências parecem espelhar as indicações dadas anteriormente. 

Em comunicado enviado para a redação do Economia ao Minuto, a Imovirtual revela um crescimento de 5,26% no preço médio de arrendamento de apartamentos, para um valor de 741 euros no final do ano passado. Nas moradias o crescimento chegou aos 15%, para uma média de 1.464 euros/mês. 

Os arrendamentos mais caros são reflexo de um mercado cada vez mais virado para o aluguer de casas, apesar dos custos de financiamento historicamente baratos no crédito à habitação. Em sentido contrário, os preços de venda baixaram mais de 8% nos apartamentos e cerca de 6,5% nas moradias, com médias respetivas de 148.700 euros e de 280.218 euros. 

Olhando para os números com mais atenção, percebe-se que os portugueses continuam a procurar casas mais pequenas, mas já com capacidade de acolher famílias: 34% dos visitantes do Imovirtual estão interessados em T2 e 26% procuram um T3. A seguir surgem os T1 e T0, casas mais procuradas na zona de Lisboa devido aos elevados preços de habitações maiores. 

Apesar de ainda não representarem um números significativo de vendas e arrendamentos, as casas T5 a T10 registaram o maior aumento de procura (+68%) no ano passado. 

O interesse dos portugueses no imobiliário em geral também aumentou, com a Imovirtual a ultrapassar os 30 milhões de visitas em 2015, com mais de um milhão de anúncios de imóveis disponíveis. Lisboa é o distrito com mais casas disponíveis, seguido do Porto, Setúbal, Faro e Aveiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório