Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mantive vogal da ANAC "por falta de tempo" para substitui-la

O ex-ministro da Economia Pires de Lima afirmou hoje que manteve a vogal do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em funções, depois do chumbo da CRESAP, por falta de tempo para a substituir.

Mantive vogal da ANAC "por falta de tempo" para substitui-la
Notícias ao Minuto

17:08 - 26/04/16 por Lusa

Economia Pires de Lima

"Não tendo sido o seu nome validado pela CRESAP deixamos que permanecesse em funções [em regime de substituição] até porque não havia tempo para encarar uma substituição, mas já passaram seis meses e continua em funções", afirmou o antigo governante, realçando que o atual executivo já podia ter substuído a vogal da ANAC, Lígia Fonseca.

O parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), que considerou que Lígia Fonseca não tem competência técnica, experiência profissional nem formação adequadas para vogal da ANAC, data de 20 de julho de 2015.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou esta manhã que só nomeará um novo administrador para a ANAC antes de uma decisão sobre a renegociação da privatização da TAP, se for obrigado.

"Caso eventualmente esta administração [da ANAC] não permaneça, a minha decisão é não nomear outro administrador até haver uma decisão sobre a TAP, a não ser que seja obrigado", afirmou hoje o governante, na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, numa ronda dedicada aos vencimentos dos gestores do supervisor da aviação.

Inquirido sobre a manutenção em funções, em regime de substituição, da vogal Lígia Fonseca, Pedro Marques informou que pediu um parecer à Inspeção Geral de Finanças sobre a situação para perceber se tem ou não o estatuto de administradora.

Luís Ribeiro, Carlos Salgado e Lígia Fonseca integram o Conselho de Administração da ANAC, antes chamada Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), que é a entidade reguladora da aviação civil, responsável por certificar e aprovar os procedimentos, equipamentos, entidades, aeronaves e infraestruturas da aviação civil.

Enquanto a contratação de Luís Ribeiro e Carlos Salgado cumpriu os trâmites legais, com a publicitação do parecer da CRESAP, a de Lígia Fonseca nunca foi publicada: "A senhora foi designada, em regime de substituição, para o instituto público [INAC], porém na altura já tinha sido transformado num regulador [ANAC]".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório