Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bankinter: Vale a pena confiar dinheiro a mais um banco espanhol?

Um dos dois novos nomes na banca portuguesa é uma instituição com mais de 50 anos de atividade em Espanha. Saiba na segunda parte da comparação exclusiva do site ComparaJá para o Economia ao Minuto quais são as vantagens e desvantagens do Bankinter.

Bankinter: Vale a pena confiar dinheiro a mais um banco espanhol?
Notícias ao Minuto

10:11 - 26/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Comparação

Nasceu em 1965 como Banco Internacional Espanhol, mas na chegada a Portugal traz o nome que é conhecido em Espanha desde 1990. O Bankinter é o mais recente banco espanhol a apostar no mercado português, seguindo o exemplo de sucesso do Santander Totta para tentar dominar um sistema financeiro que o Banco Central Europeu anseia aproximar de Espanha. 

Através da compra da rede de retalho do Barclays, o Bankinter espalhou-se rapidamente pelo território português e de um dia para o outro, entrou no leque de escolha dos portugueses. Para tentar perceber se o banco espanhol é um bom destino para o seu dinheiro, o Economia ao Minuto pediu a ajuda do ComparaJá e apresenta a análise das principais ofertas. 

Ao contrário do Banco CTT, que pretende atrair um grupo muito vasto de clientes, o Bankinter parece estar apontado a um segmento mais alto. O público alvo mais restrito fica claro ao olhar para a carteira de ofertas do Bankinter, começando pelo crédito pessoal

O banco de origem espanhola oferece financiamentos entre dois e sete anos de cinco mil a 50 mil euros, com possibilidade de pagar apenas juros durante os primeiros seis meses e de pagar até 30% do empréstimo na última prestação. Além de um seguro de vida opcional, o Bankinter oferece também uma redução da TAN base de 10% para quem apresente ações ou obrigações como garantia. O corte de juros e outros custos pode mesmo chegar aos quatro pontos percentuais. 

Mas atenção: para pedir um empréstimo no Bankinter, os interessados têm de ter conta à ordem no banco espanhol. No financiamento pessoal, o Bankinter surge dentro da média, oferendo financiamento a um preço muito semelhante ao do Novo Banco. O ComparaJá destaca a desvantagem ligeira para o ‘Crédito Projeto’ da Oney, apesar de neste caso o limite máximo de empréstimos ser de apenas 20 mil euros. 

No lado da poupança, o Bankinter oferece bastante mais escolha do que o Banco CTT: o 'Depósito Net' é a escolha mais flexível, com prazos entre uma semana e um ano, investimento mínimo de 500 euros e taxas de rentabilidade líquidas de 0,04% a 0,32% dependendo do dinheiro investido e do prazo escolhido. 

Para quem quer apostar dinheiro a três meses, a Conta Poupança Aforro + oferece juros líquidos de 0,14% com um mínimo de 250 euros; a versão especial para jovens (Conta Poupança Aforro Jovem) oferece a mesma rentabilidade mas exige apenas 100 euros para a adesão. O depósito a prazo mais aliciante do Bankinter é o Depósito a Prazo Boas Vindas, mas os 0,9% de juros surgem com um valor mínimo proibitivo para a maior parte das carteiras: 50 mil euros. 

Olhando para o restante mercado, é possível perceber que mesmo o Depósito a Prazo Boas Vindas perde na rentabilidade para os concorrentes mais diretos como o Banco Finantia, e fica muito longe dos depósitos curtos mais aliciantes: os investimentos a três meses do Banco BiG e Banco Best (2,5% de taxa bruta). 

Por fim, mais uma oferta clássica nos bancos: os cartões de crédito. Mais uma vez, a aposta do Bankinter é o segmento médio/alto, com ofertas interessantes mas que apenas se tornam vantajosas para os clientes mais fiéis e endinheirados, sem qualquer anuidade. 

Bankinter Único Gold Free For Life oferece uma TAEG de 18% (valor combinado dos juros, custos de processo, comissões e seguro), para além de alguns extras interessantes. Um serviço de atendimento médico telefónico permanente, um seguro que impede o incumprimento em caso de invalidez ou morte e um seguro de viagem gratuito em bilhetes de transporte adquiridos com o cartão de crédito são vantagens oferecidas, para além de ser limitada a 150 euros a responsabilidade do cliente em caso de roubo, perda ou falsificação. 

Para quem quer ainda mais benefícios, o Bankinter Platinium oferece todos os serviços da versão Gold Free For Life com a mesma TAEG, mas acrescenta um seguro de saúde, um seguro de responsabilidade civil de abrangência mundial que cobre danos morais e patrimoniais causados a terceiros e um seguro de viagem mais abrangente, que inclui acidentes pessoais e assistência em viagem a veículos, pessoas e bagagem. 

Melhor ainda é o Bankinter Único Gold Premier: com custos globais de apenas 9,9%, o cartão oferece todas as vantagens das outras duas versões e muito mais. Troca de pontos por viagens, taxa de 0% de Processamento Internacional, isenção de 50 cêntimos na taxa de abastecimento em gasolineiras, flexibilidade no pagamento que vai dos 3% aos 100% do valor em dívida e um crédito sem juros até 50 dias em pagamentos a 100% são serviços oferecidos pelo Bankinter apenas aos clientes Premier, clientes que detenham uma solução integrada Premier Life iD ou titulares da Conta Bankinter. 

Os benefícios dos cartões do Bankinter são muito interessantes e colocam o banco espanhol entre os líderes do setor. O Cartão Universo da Sonae, o Barclaycard Reward e o Santander 123 são os outros exemplos do segmento, graças ao vasto leque de descontos que incluem combustíveis mais baratos, acumulação de pontos e poupança direta em compras nos supermercados. 

"Por exemplo, o Bankinter aposta nos Depósitos a Prazo para atrair clientes com montantes elevados ao colocar a sua aplicação mais rentável com um valor mínimo de entrada no valor de 50 mil euros", explica o diretor do ComparaJá, Sérgio Pereira. Ao contrário do Banco CTT, o Bankinter "procura, essencialmente, oferecer soluções para um segmento médio-alto", tentando assim ganhar espaço no cada vez mais competitivo mercado português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório