Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Trinta mil empresas tentam 'passar perna' ao Fisco com batota no IVA

As Finanças detectaram 30 mil empresas que, só no mês de Janeiro, declararam menos IVA do que aquele que cobraram aos seus clientes, avança a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias.

Trinta mil empresas tentam 'passar perna' ao Fisco com batota no IVA
Notícias ao Minuto

08:08 - 27/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Tributação

O novo sistema de facturação, que permite cruzar dados e encontrar irregularidades, está já a dar frutos, tendo possibilitado ao Fisco a detecção de 30 mil empresas que tentaram fazer batota e declarar menos IVA do que aquele que haviam recebido por parte dos seus consumidores. E estes dados, embora preliminares, dizem apenas respeito a um mês, ao de Janeiro.

Em Maio, refira-se, o número de empresas apanhadas a ‘passar a perna’ às Finanças poderá engordar, tendo em conta que é nessa data que serão apresentadas as declarações periódicas do regime de IVA trimestral.

Refira-se que foi também este sistema de facturação, introduzido com as novas regras, que levou as Finanças a descobrir 14.033 empresas que emitiram facturas em Janeiro, apesar de nunca terem iniciado actividade ou de estarem dadas como encerradas, indica ainda o Jornal de Notícias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório