Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Governo francês vai recapitalizar EDF em três mil milhões de euros

O Governo francês anunciou hoje que vai injetar três mil milhões de euros no aumento de capital da elétrica pública EDF, que está à beira da asfixia financeira.

Governo francês vai recapitalizar EDF em três mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

23:02 - 22/04/16 por Lusa

Economia Elétrica

A EDF precisa de uma recapitalização de quatro mil milhões de euros antes do fecho de contas do exercício corrente, ou seja, fevereiro de 2017, que vai ser feita em grande medida pelo Estado, que é o principal acionista empresa, com 85% do capital.

Os poderes públicos vão receber em troca dividendos na forma de ações nos dois anos seguintes, em vez de dinheiro, assinalaram em comunicado conjunto os ministérios das Finanças e da Economia.

O anúncio foi feito depois da reunião da administração da EDF, realizada hoje, em que a elétrica anunciou o seu plano de poupança e a sua estratégia para o curto prazo, em contexto de descida de preços da eletricidade na Europa.

A direção da EDF decidiu que antes do final de 2016 vai abrir o capital da sua filial RTE, que gere as linhas de alta tensão.

Esta operação integra-se num programa de alienação de ativos no montante de 10 mil milhões de euros, que também pode envolver centrais a carvão na Polónia e atividades de exportação de hidrocarbonetos.

Outra medida anunciada foi a redução do plano de investimentos em dois mil milhões de euros por ano até 2018, devendo ficar nos 10,5 mil milhões.

A EDF reformulou também o seu plano de poupanças para reduzir custos em mais 700 milhões de euros em 2018 e mais de mil milhões em 2019.

Além dos 3.500 despedimentos já anunciados, a elétrica francesa não tenciona reduzir mais o seu efetivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório