Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal pede aumento das ajudas agrícolas ligadas à produção

Portugal e outros 14 países europeus querem aumentar até 15% a proporção de pagamentos directos da futura Política Agrícola Comum (PAC) direccionados para as ajudas ‘ligadas’ à produção.

Portugal pede aumento das ajudas agrícolas ligadas à produção
Notícias ao Minuto

18:12 - 26/03/13 por Lusa

Economia PAC

Portugal, Espanha, França, Polónia, Itália, Bulgária, Bélgica, Chipre, Finlândia, Hungria, República Checa, Roménia, Eslovénia e Eslováquia, bem como a Croácia (que se vai juntar à União Europeia a 1 de Julho), transmitiram hoje uma declaração ao Conselho da União Europeia na qual destacam esse pedido, informou o ministério francês da Agricultura.

Todos os países, excepto a Eslováquia e a Eslovénia, salientam que aceitarão o aumento da percentagem de ajudas ligadas de 5 a 7% e de 10 a 12%, segundo os casos, na posição comum sobre a reforma da PAVC aprovada pelo Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia na sua última reunião.

No entanto, reafirmam igualmente o seu compromisso de alcançar uma “solução mais ambiciosa”.

Por isso, assinalam que apoiam as emendas do Parlamento Europeu que prevêem a possibilidade de aumentar até 15% as ajudas ligadas para todos os estados-membros, e para sectores agrícolas até agora não contemplados como beneficiários.

No passado dia 20, os ministros europeus concordaram em aumentar até 12% a percentagem de pagamentos ligados à produção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório