Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Trabalhadores de empresa de calçado perdem emprego no final do mês

Os cerca de 100 trabalhadores da fábrica de calçado Karapi, em Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, foram informados de que a unidade vai encerrar no final do mês, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Trabalhadores de empresa de calçado perdem emprego no final do mês
Notícias ao Minuto

20:35 - 19/04/16 por Lusa

Economia Montemor-o-Velho

Segundo Fernanda Moreira, do Sindicato do Calçado, os 95 trabalhadores efetivos, a que se juntam mais 40 que trabalham a partir de casa, foram confrontados com o encerramento devido a problemas numa outra fábrica do proprietário, em França.

"A administração comunicou aos trabalhadores que não vão emitir cartas despedimento para o desemprego e que eles vão ter de esperar pela entrada do processo de insolvência ou pela liquidação direta", explicou a dirigente sindical.

De acordo com a sindicalista, o proprietário, um empresário francês, não se mostrou "interessado em manter a fábrica a trabalhar, nem em resolver as questões laborais", tendo recusado dialogar com representantes do Sindicato do Calçado.

A Lusa tentou contactar o empresário, o que não foi ainda possível.

Os operários ponderam agora fazer vigílias à porta da unidade fabril para evitar a saída de património.

A dirigente sindical explicou que os trabalhadores temem a saída de matéria-prima e maquinaria das instalações antes de o processo de insolvência dar entrada no tribunal.

Os trabalhadores da Karapi não têm salários em atraso, mas, segundo Fernanda Moreira, o proprietário da empresa ameaçou hoje não pagar o ordenado de abril.

Cerca das 19:30, os trabalhadores mantinham-se nas instalações da empresa para pressionar o proprietário, que se encontrava na fábrica, a conversar com os dirigentes do Sindicato do Calçado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório