Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Chipre serve de modelo para futuros resgates, diz Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Djsselbloem, admitiu esta segunda-feira que o plano para o Chipre, que prevê um imposto sobre os depósitos bancários acima dos 100.000 euros, pode ser um modelo para futuros resgates.

Chipre serve de modelo para futuros resgates, diz Eurogrupo
Notícias ao Minuto

18:30 - 25/03/13 por Lusa

Economia Depósitos

“Retirar o risco do sector financeiro e passá-lo para os ombros do público não é a abordagem certa”, disse o ministro das Finanças holandês numa entrevista ao Financial Times e à Reuters.

“Se queremos um sector financeiro são, a única maneira é dizer: +olhem, quando correm riscos, têm de os assumir e se não podem lidar com eles, então não os deviam ter assumido e a consequência poder ser que a história acaba aí+”, disse.

“Esta é uma abordagem que eu penso que, agora que saímos do clímax da crise, devemos adoptar consequentemente”, disse.

O plano de resgate a Chipre prevê o encerramento do segundo maior banco do país, o Laiki (Popular Bank), e a restruturação do maior, o Bank of Cyprus, em troca de um empréstimo de 10 mil milhões de euros.

O plano prevê a aplicação de uma taxa de 30% sobre os depósitos bancários superiores a 100.000 euros, para angariar mais 5,8 mil milhões de euros.

Disselbloem admitiu que “ainda há nervoso” entre alguns dos ministros das Finanças da zona euro acerca desta abordagem, receando-se que possa afastar os investidores privados, mas considerou que essa volatilidade dos investidores pode, em última análise, tornar o sector financeiro mais saudável ao aumentar os custos de financiamento de bancos pouco sãos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório