Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato pede opção de escolha no pagamento do subsídio de Natal

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), filiado na UGT, pediu hoje ao Governo que seja concedida aos funcionários da rodoviária Carris a possibilidade de escolherem a forma como vão receber o subsídio de Natal.

Sindicato pede opção de escolha no pagamento do subsídio de Natal
Notícias ao Minuto

15:41 - 14/04/16 por Lusa

Economia Carris

Num comunicado hoje divulgado, o SITRA sublinha que a Carris "irá deixar de pagar, já no presente mês de abril, os duodécimos referentes ao subsídio de Natal".

Contactado pela Lusa, o secretário-geral do SITRA explicou que, na Lei do Orçamento do Estado para 2016, "caiu a imperatividade" do pagamento por duodécimos.

"Ao cair, também se pode inferir que se retoma o pagamento nos moldes escritos nas convenções coletivas de pagamento integral num só momento", admitiu Sérgio Monte.

Afirmando que a leitura da empresa "é legítima, mas não é correta", Sérgio Monte defendeu que os trabalhadores deviam poder optar, porque "há quem prefira continuar a receber em duodécimos pis, caso contrário, vão ser amputados no seu vencimento mensal".

"O regime de opção é o que nos parece correto", frisou.

Nesse sentido, o SITRA pediu hoje ao Ministério das Finanças que seja concedida a possibilidade de escolha aos trabalhadores da Carris.

Segundo o sindicalista, as empresas da holding Transportes de Lisboa (Carris, Metropolitano de Lisboa e Transtejo) vão deixar de pagar o subsídio de Natal em duodécimos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório