Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Quando Bruxelas acordar, já temos metade da produção falida"

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, alertou hoje para os riscos da destruição dos setores da carne de porco e do leite em Portugal e acusou Bruxelas de não estar a fazer o suficiente.

"Quando Bruxelas acordar, já temos metade da produção falida"
Notícias ao Minuto

20:19 - 08/04/16 por Lusa

Economia Produtores

"Temos de proteger a produção nacional. Portugal é deficitário na produção de carne de suínos, mas é autossuficiente na produção e leite. Corremos o risco de estarmos a caminhar para a destruição das empresas destes setores", disse João Machado, no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém.

A CAP transmitiu ao chefe do Estado a sua preocupação com um problema que já não é só nacional, mas europeu, e que carece de medidas urgentes por parte das instâncias europeias.

"Bruxelas não está a fazer o suficiente e, quando acordar, já temos metade da produção falida. Há países com custos de produção mais baratos e estão a equilibrar-se", ao contrário de Portugal, onde a eletricidade e a água são mais caras, considerou João Machado.

Para o presidente da CAP, se o problema dos suínos é a nível europeu, já o problema do leite é mundial, e "foram fortemente penalizados pelo fim das quotas e pelo embargo à Rússia".

João Machado reconheceu, contudo, que "houve uma pressão verdadeira do ministro da Agricultura em Bruxelas" para procurar uma solução para estes setores, que "tem de ser europeia, agressiva e rápida".

Há precisamente uma semana, os suinicultores pediram a "solidariedade" dos representantes da Comissão Europeia em Portugal para que negoceiem com a Rússia e acabem com o embargo à carne de porco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório