Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Novo Banco é principal credor dos 1,2 mil milhões devidos pela Ongoing

Lista de valores em falta já foi divulgada no portal Citius. Banca reclama a maioria das dívidas da empresa de Nuno Vasconcellos.

Novo Banco é principal credor dos 1,2 mil milhões devidos pela Ongoing
Notícias ao Minuto

10:50 - 01/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Insolvência

O império da Ongoing caminha para a inevitável desintegração, lado a lado com muitas subsidiárias e outros grupos com ligações ao antigo colosso Grupo Espírito Santo. O Processo Especial de Revitalização (PER) já foi revelado através do portal Citius e na lista de credores estão dezenas de empresas e instituições, com destaque para vários bancos e alguns nomes do próprio grupo Ongoing.

Com quase 500 milhões de euros em falta, o Novo Banco é quem mais dinheiro pede à empresa de Nuno Vasconcellos: mais de 198 milhões de euros pela aposta em papel comercial da Ongoing, mais de 174 milhões referentes a um empréstimo, cerca de 40 milhões por outro financiamento, mais de 78 milhões por contratos de operações e prestações e quase dois milhões de uma fiança.

Se as dívidas ao Novo Banco representam mais de 42% do bolo de 1,2 mil mihões de euros devidos pela holding de Nuno Vasconcellos, o valor em falta perante o Millennium BCP não fica muito atrás. Entre créditos concedidos e Imposto de Selo não liquidado, a Ongoing deve mais de 282 milhões de euros ao banco liderado por Nuno Amado.

O Haitong Bank, antigo BES Investimento, está igualmente na lista com um pedido de 182 milhões de euros devido a perdas com papel comercial do grupo Ongoing; o Montepio é mais um dos bancos referidos no PER com um crédito devido superior a 15 milhões de euros.

Numa lista que inclui o Barclays, o BPI, o Benfica Estádio, o Banco Popular, a Ernst & Young, a Mercedes Benz e a MEO, registo para as empresas do próprio grupo Ongoing que reclamam dinheiro devido pela holding, muitas delas também em pleno processo de falência devido à falta de capacidade para pagar as dívidas.

[Notícia atualizada às 12h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório