Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pela primeira vez em quase 250 anos, uma mulher lidera Bolsa

Euronext nomeou antiga gestora da Caixa Geral de Depósitos para a posição mais importante do mercado nacional. Transição progressiva deverá estar concluída já este ano.

Pela primeira vez em quase 250 anos, uma mulher lidera Bolsa
Notícias ao Minuto

10:40 - 31/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Mercado

A nova presidente executiva da bolsa de Lisboa já está escolhida. Aos 44 anos, Maria João Carioca Rodrigues assume aquele que será provavelmente o seu maior desafio profissional, saindo da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos para chefiar o mercado nacional. 

"A Euronext anuncia que o Supervisory Board aprovou por unanimidade a nomeação de Maria João Borges Carioca Rodrigues como CEO da Euronext Lisbon, CEO da Interbolsa e membro do Conselho de Administração da Euronext N.V", pode ler-se no comunicado divulgado hoje pela CMVM. A confirmação da nova liderança do mercado acionista nacional aguarda agora "todas as aprovações relevantes regulatórias e dos accionistas".

Com a nomeação de Maria João Borges Carioca, a Euronext confirma a primeira liderança feminina oficial desde 1769. É preciso, no entanto, ressalvar que Isabel Ucha era a líder interina da Euronext desde a saída de Luís Laginha de Sousa.

"Maria João Carioca Rodrigues irá juntar-se à Euronext durante o segundo semestre de 2016, depois de completar as suas atuais tarefas na CGD", esclarece a comunicação, antes de explicar como irá funcionar o mercado nacional durante os próximos três meses: "Para garantir uma transição suave, Isabel Ucha, atualmente CEO interina da Euronext Lisbon, e Rui Matos, atualmente CEO interino da Interbolsa, concordaram em permanecer nestes cargos até que Maria João Carioca Rodrigues seja nomeada oficialmente". 

"Estamos muito satisfeitos em receber Maria João Carioca Rodrigues na nossa equipa e agradecemos-lhe por aceitar esta posição chave no seio do grupo", assume o CEO e Presidente do Conselho de Administração da Euronext. 

Stéphane Boujnah garante que a Euronext dá "as boas vindas a pessoas dinâmicas como Maria João que contribuem ativamente para promover a inovação" e assume o otimismo para o futuro: "Estou confiante de que sua forte experiência em mercados financeiros permitirá que continue a desenvolver as nossas operações em Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório