A Volkswagen e a Fleet Investments já não são os donos do LeasePlan. Numa nota divulgada através de e-mail, a empresa de gestão de frotas revelou ao Economia ao Minuto que foi comprada por um grupo de investidores privados de vários países, passando a ser detida pelo LP Group.
O novo grupo de donos "inclui um dos principais fundos de pensões holandês, PGGM, o maior fundo de pensões da Dinamarca, ATP, GIC, Luxinva S.A., subsidiária totalmente detida pela Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (ADIA) e pelo fundo de investimento TDR Capital LLP", garante o LeasePlan.
A venda foi fechada em troca de 3,6 mil milhões de euros, a serem pagos com um investimento de capital de metade do valor, "um título de dívida obrigatoriamente conversível de 480 milhões de euros e a oferta de 16 de março de 2016 de títulos prioritários garantidos compostos por títulos prioritários em euros a vencimento em 2021 e títulos prioritários em dólares americanos a vencimento também em 2021 no montante total de aproximadamente 1.6 mil milhões de euros". "A dívida emitida pelos investidores não foi contraída pela LeasePlan e a empresa não será responsável pelo seu pagamento", esclareceu a empresa de gestão de frotas e soluções de mobilidade.
"Este dia marca o início de uma nova era para a LeasePlan", afirmou o presidente executivo da LeasePlan".
"Os novos acionistas apoiam totalmente as nossas ambições de crescimento e a estratégia de longo prazo de oferta de soluções de mobilidade inovadoras e de elevada qualidade para os nossos clientes em todo o mundo. Demostramos o nosso potencial enquanto organização ao aproveitar as oportunidades de crescimento numa indústria em constante mudança e passámos agora a gerir uma frota de 1,55 milhões de veículos em todo o mundo. Com os novos acionistas, temos as melhores expectativas de continuar a criar valor para os nossos clientes", conclui.