Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

António Costa é o terceiro líder mais mal pago da União Europeia

Poucos chefes de governo ganham menos do que o primeiro-ministro português. Líder socialista está muito longe dos lugares mais altos da tabela.

António Costa é o terceiro líder mais mal pago da União Europeia
Notícias ao Minuto

10:08 - 28/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Salários

Os comentadores e analistas políticos que falam em políticos mal pagos em Portugal têm mais um argumento de peso para defender o seu ponto de vista. Num estudo elaborado pelo CNN Money e divulgado pelo jornal espanhol El Mundo, António Costa está entre os líderes políticos com salário mais baixo na União Europeia, atrás do homólogo grego e italiano e a milhas ds mais bem pagos. 

Segundo as contas da CNN, António Costa ganha 78.194 euros por ano, antes de descontos e contribuições, um valor que é o terceiro mais baixo da Europa a quinze Estados. Fazendo as contas a 14 meses de ordenado (com subsídio de férias e Natal), o líder do Governo nacional recebe pouco mais de 5.585 euros por mês.

Abaixo do primeiro-ministro português, surgem apenas Mariano Rajoy e o líder húngaro Viktor Orban, apesar da distância não ser considerável. Logo acima do líder do Partido Socialista surge Alexis Tsipras, que ganha mais 7.285 euros brutos por ano; Matteo Renzi é o quinto da tabela, mas já com uma diferença de mais de 20 mil euros por ano face a António Costa. 

Sem surpresas, Angela Merkel lidera a lista de líderes da União Europeia, com um salário anual que chega aos 290 mil euros. O valor é quase quatro vezes maior do que o ordenado de António Costa e está entre os salários mais altos dos chefes de Estado de todo o mundo. 

A liderança do ranking mundial de líderes políticos mais bem pagos pertence ao presidente dos Estados Unidos: Barack Obama recebe pouco mais de 356 mil euros por ano, cerca de quatro vezes e meia mais do que António Costa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório