Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca de 200 mil infrações pagas desde agosto no portal da Via Verde

Cerca de 200 mil infrações foram pagas desde agosto no portal "Pagamento de Portagens" que permite a regularização de dívidas de portagens por clientes nacionais ou estrangeiros antes daquelas chegarem à Autoridade Tributária.

Cerca de 200 mil infrações pagas desde agosto no portal da Via Verde
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/03/16 por Lusa

Economia Portagens

Em menos de sete meses desde o lançamento, o portal "Pagamento de Portagens", através do endereço www.pagamentodeportagens.pt, teve cerca um milhão de visualizações, sobretudo de utilizadores portugueses (85%), tendo sido liquidadas cerca de 200 mil infrações, afirmou Margarida Cordeiro, responsável de Prevenção e Cobrança da Via Verde Portugal, escusando-se a revelar o montante em causa.

O portal de pagamento de portagens, serviço prestado pela Via Verde, está dividido em duas grandes áreas: uma dedicada aos condutores que tenham passado uma portagem sem fazer o respetivo pagamento, permitindo a pesquisa de valores em dívida associados a uma matrícula; e outra destinada aos condutores que tenham recebido uma notificação com um código de registo por falta de pagamento.

O portal permite fazer o pagamento de passagens nas concessões Brisa, Brisal, Douro Litoral, Atlântico, Infraestruturas de Portugal (apenas a A21 que liga Mafra a Ericeira), Baixo Tejo e Litoral Oeste (ambas apenas depois de esgotado o prazo de 15 dias para pagamento junto dos CTT).

De acordo com Margarida Cordeiro, "todas as concessionárias já manifestaram vontade de aderir ao portal", devendo transformar-se num "sistema universal até ao final do ano".

"É uma forma mais ágil e cómoda de os utilizadores fazerem o pagamento", explicou a responsável de Prevenção e Cobrança da Via Verde Portugal.

A falta de pagamento da taxa de portagem implica sempre o envio de uma notificação pela concessionária rodoviária ou pela entidade gestora de sistemas de cobrança eletrónica de portagens, sendo que a Via Verde Portugal, entidade responsável pela cobrança de taxas de portagem não pagas, apenas presta esse serviço de notificações àquelas concessionárias.

Até agora o portal "Pagamento de Portagens" ainda não permite a realização de pagamentos relacionados com as concessionárias das ex-SCUT (Ascendi, Via Livre e Portvias) e da Lusoponte, o que deverá também acontecer até ao final de 2016.

O custo administrativo pela prática de infrações, que acresce às taxas de portagem, é cobrado no momento do pagamento e fixa-se nos 2,21 euros (corresponde ao valor base de 1,80 euros, acrescido do IVA em vigor) por cada infração cometida.

Se não forem pagas, as infrações são enviadas para a Autoridade Tributária, que procederá à instauração de processos de execução fiscal (taxa de portagem e do custo administrativo) e de contraordenação (aplicação de coimas).

Com a nova redação da lei, a partir de 01 de agosto de 2015, para as infrações praticadas pelo mesmo agente, no mesmo dia, através da utilização do mesmo veículo e que ocorram na mesma concessionária/operadora, o valor mínimo da coima corresponde a 7,5 vezes o valor que resulte do somatório dessas taxas de portagem, mas nunca inferior a 25 euros, enquanto para as empresas, o valor mínimo da coima é o dobro, mantendo-se o mínimo de 25 euros.

Contudo, para as notificações ativas até ao final do mês de julho, vigora a redação da lei até 31 de julho, segundo a qual o valor mínimo da coima corresponde a dez vezes o valor da taxa de portagem, mas nunca inferior a 25 euros, mantendo-se o dobro do valor mínimo da coima, para as empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório