Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Bancos centrais "sem taxas de juro negativas seria pior"

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que o uso de taxas de juro negativas por alguns bancos centrais é positivo porque sem isso a situação "seria muito pior".

Bancos centrais "sem taxas de juro negativas seria pior"
Notícias ao Minuto

17:13 - 18/03/16 por Lusa

Economia Lagarde

"Foi uma coisa boa, a aplicação dessas taxas de juro negativas nas atuais circunstâncias", apontou Lagarde num entrevista à Bloomberg, a partir do Vietname, onde se encontra no âmbito de uma deslocação à Ásia.

A diretora-geral do FMI afirmou que se não houvesse taxas negativas "a situação seria muito pior, com a inflação provavelmente ainda mais baixa e um crescimento menor".

"Pode ser bom para a economia, não para sempre, mas por um período", acrescentou Lagarde em alusão às taxas de juro negativas.

Nos últimos meses, a Suécia, o Japão e o Banco Central Europeu (BCE) decidiram aplicar taxas de juro negativas com o objetivo de incentivar a economia num momento de debilidade.

"Vamos ver se impulsiona o processo de crédito à economia, mudando o padrão de comportamento das pessoas e a estratégia dos bancos", assinalou Lagarde.

O FMI vai apresentar na sua reunião de abril novas previsões para o crescimento mundial, depois de em janeiro ter apontado para um crescimento de 3,4% em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório