O sindicato dos pilotos da TAP decidiu hoje desconvocar a greve marcada para os dias 21, 22 e 23 deste mês, se forem cumpridos os pressupostos do entendimento, adianta a TVI24. Ou seja, os pilotos da aviação civil desconvocarão a greve se o Governo dos Açores aceitar para a SATA o acordo que foi feito com a administração da TAP.
Ontem, também o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aceitou desconvocar a greve de três dias, exigindo também garantias do Governo em relação ao acordo alcançado sexta-feira com a administração da TAP.
Recorde-se que TAP e sindicatos chegaram na sexta-feira a um princípio de acordo para desconvocar a greve, uma solução extensível à PGA e à SATA, mas alguns sindicatos convocaram assembleias-gerais para discutir o assunto com os seus associados, como está definido nos respectivos estatutos.
Naquele dia, o porta-voz da plataforma sindical da TAP, André Teives, explicou que o entendimento foi possível porque a empresa garantiu que ia retirar as medidas de adaptação orçamental aplicadas em 2011 e 2012 aos trabalhadores, para evitar uma dupla penalização, dado que desde Fevereiro lhes está a ser aplicado o corte salarial imposto no Orçamento do Estado ao sector público.