Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

DECO alerta que baixa de juros pelo BCE pode ser "armadilha"

A DECO considera que o reforço das medidas monetárias pelo BCE, que deverá fazer baixar os juros dos depósitos para próximo de zero, pode representar "uma verdadeira armadilha" para os investidores, levando-os a arriscar as poupanças em produtos complexos.

DECO alerta que baixa de juros pelo BCE pode ser "armadilha"
Notícias ao Minuto

17:29 - 16/03/16 por Lusa

Economia Investidor

Segundo a informação hoje divulgada pela Proteste Investe, o aconselhamento financeiro daquela associação de defesa do consumidor, o cenário de juros muito baixos, nomeadamente nos depósitos, pode criar nos pequenos investidores "desilusão com o rendimento dos produtos tradicionais" e levar "à tomada de riscos inconscientes".

A DECO pede, assim, aos investidores que não se deixem "iludir" por produtos mais complexos que ofereçam melhores remunerações, avisando que o "risco pode ser muito elevado e estar disfarçado pela complexidade do produto", lembrando que "basta uma má decisão para pôr em risco todas as suas economias".

O fundamental, avisa a associação de defesa do consumidor, é que qualquer decisão que passe pela aposta em produtos mais complexos, como ações ou outros, seja tomada de forma consciente e avaliando os riscos.

A semana passada, o Conselho de Governadores do BCE decidiu cortar todas as suas taxas de juro, passando a taxa diretora para 0%, um novo mínimo histórico, e aumentando o valor que os bancos pagam para pôr dinheiro no banco central para 0,4%.

Frankfurt decidiu também alargar o programa de compra de dívida lançado há um ano abrindo-o a novas classes de ativos, como é o caso da dívida de empresas, e passou o volume mensal de 60 mil milhões de euros para 80 mil milhões de euros.

Este reforço da política monetária do BCE tem como objetivo principal impulsionar a inflação (em níveis historicamente baixos) e também estimular o investimento e, logo, a economia, esperando o BCE que os bancos concedam mais crédito já que os juros que pagam para ter acesso a liquidez são tão baixos.

Se poderá beneficiar os clientes de crédito bancário, esta política deverá ter também o efeito de prejudicar os depositantes, esperando-se uma descida das taxas de remuneração.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório