Regulamentos do Mar2020 aprovados até ao final de abril

Os regulamentos que permitem aplicar o programa de fundos comunitários Mar2020, direcionado para o investimento no setor das pescas, deverão ser aprovados até 30 de abril, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

Bancos emprestaram 970 milhões para a compra de casa em setembroo

© Getty Images

Lusa
16/03/2016 13:51 ‧ 16/03/2016 por Lusa

Economia

Fundos europeus

O Mar2020 dispõe de um envelope financeiro de 392,5 milhões de euros de verbas comunitárias, aos quais se juntam mais 120 milhões de euros correspondentes à contrapartida nacional, e vigora no período 2014-2020 sucedendo ao PROMAR. A informação foi hoje publicada em Diário da República.

As verbas do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas (FEAMP) vão ser canalizadas para medidas que promovam a competitividade, que integram as compensações às regiões ultraperiféricas (214,8 milhões), sustentabilidade (99,3 milhões de euros), inclusão e emprego (37 milhões) e eficiência energética e economia de baixo carbono (11 milhões).

Os regulamentos terão ainda de receber 'luz verde' de Bruxelas.

O programa inclui ainda um instrumento conhecido como Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), cujo objetivo é promover as zonas costeiras e envolver parcerias locais, prevendo-se que os primeiros concursos, para as Regiões Autónomas, sejam abertos a partir de 31 de março.

O Governo já promoveu a assinatura de contratos referentes ao DBLC Costeiro no Continente no valor de 39 milhões de euros.

Foram ainda publicados os diplomas que determinam a criação de grupos de trabalho para promover o transporte marítimo e a marinha mercante nacional e desenvolver a energia 'offshore', reforçam a missão da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar e criam a Fatura Única Portuária, a implementar em todos os portos até ao final do ano.

Estas medidas integravam o pacote legislativo de estímulo à economia do mar anunciado no final do Conselho de Ministros do passado dia 3 de março e através do qual o Governo pretende duplicar o peso do setor no Produto Interno Bruto (2,5%, atualmente) até 2020.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas