Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Taxa sobre depósitos no Chipre acende rastilho para fim do euro

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, entende, ao contrário das maioria das vozes que se têm feito ecoar sobre esta matéria, que, efectivamente, existe o risco de a taxa sobre dos depósitos cipriotas se pode propagar pela Europa. “Não sou profeta da desgraça, mas que existe risco [de a taxa se propagar pela Europa], existe. É a melhor medida que se pode tomar se querem acabar com o euro”, defende o ex-governante.

Taxa sobre depósitos no Chipre acende rastilho para fim do euro
Notícias ao Minuto

08:13 - 19/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Bagão Félix

“Só a ideia em si deste imposto já é ameaça”. A afirmação pertence ao antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, e reporta-se à taxa sobre os depósitos a implementar no Chipre.

“Não sou profeta da desgraça, mas que existe risco [de a taxa se propagar pela Europa], existe. É a melhor medida que se pode tomar se querem acabar com o euro”, vaticina o ex-governante, que, desta feita, não coloca de parte a possibilidade de tal medida vir a ganhar expressão também em Portugal.

No entender de Bagão Félix, “com a taxa a passar ou não, o mal está feito. As pessoas já não podem confiar no sistema do euro, que confisca os seus bens, que rompe com o ADN do sistema financeiro”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório