Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Imobiliária espanhola compra Monumental e Torre de Lisboa

A sociedade de investimento imobiliário espanhola Merlin Properties comprou o edifício Monumental e a Torre A do complexo Torres de Lisboa, que a Galp usa atualmente como sede, por 103 milhões de euros, confirmou a empresa à agência Lusa.

Imobiliária espanhola compra Monumental e Torre de Lisboa
Notícias ao Minuto

10:04 - 14/03/16 por Lusa

Economia Merlin Properties

A Merlin Properties é uma das principais companhias imobiliárias cotadas na bolsa espanhola, tendo como principal atividade a aquisição e gestão de ativos imobiliários na Península Ibérica. Com esta compra - no total de 103 milhões de euros -, a Merlin reforça o seu investimento em Portugal, já que em junho de 2015 tinha anunciado a compra de um edifício de escritórios no Parque das Nações, em Lisboa, por 18 milhões de euros. Trata-se da sede da tecnológica portuguesa Novabase.

A empresa indica que pretende remodelar - incluindo a fachada - o edifício Monumental, localizado na Praça de Saldanha, em Lisboa. Este edifício, acrescenta a Merlin, conta com uma superfície arrendável de 22.387 metros quadrados, entre escritórios (16.892 metros quadrados) e zona comercial (5.495 metros quadrados).

Atualmente, 89% da área de escritórios do Monumental está arrendada, enquanto a zona comercial está ocupada a 98%, diz a empresa.

"De acordo com o plano de negócio da Merlin, está previsto realizar uma reforma integral do imóvel, incluindo a renovação da fachada e dos equipamentos do edifício, com o objetivo de o posicionar como um referente da zona 'prime' de Lisboa", indicou a empresa numa nota enviada à agência Lusa.

Quanto à Torre A das Torres de Lisboa, na Segunda Circular, está arrendada integralmente à petrolífera portuguesa Galp, que a usa como sede corporativa. Trata-se de 13.715 metros quadrados de área, divididos por 16 andares. O contrato de arredamento da Galp na Torre A é de "longo prazo", sublinhou a Merlin.

A operação foi feita com recurso a fundos próprios, indicou a Merlin, acrescentando que o preço de aquisição lhe dará uma rentabilidade inicial bruta de 7,4% e uma rentabilidade líquida inicial de 6,5%.

A média de ocupação da superfície arrendável da Merlin em Lisboa é 95,3%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório