Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conselho Metropolitano do Porto deverá concentrar discussão com a TAP

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) disse hoje que o Conselho Metropolitano do Porto (CmP) é "o órgão institucionalmente legitimado" para levar a TAP a repensar as suas opções para o aeroporto do Porto.

Conselho Metropolitano do Porto deverá concentrar discussão com a TAP
Notícias ao Minuto

16:21 - 01/03/16 por Lusa

Economia AEP

Na sequência de uma reunião com o presidente da Comissão Executiva da TAP, Fernando Pinto, o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, referiu, em comunicado, que o CmP "é o órgão institucionalmente legitimado para, daqui em diante, polarizar as movimentações e dar corpo à insatisfação das instituições e da sociedade civil que não desistiram ainda de ter na TAP um aliado da região", mostrando-se desde logo disponível para cooperar com o CmP e "apoiar todas as iniciativas que, neste âmbito, venha a adotar".

De acordo com o comunicado da AEP, Fernando Pinto comunicou que "a TAP está em condições de assegurar às associações empresariais e às empresas do Norte e Centro, por ocasião das grandes feiras de negócios europeias, as ligações que sejam necessárias, mediante acordo pontual".

Paulo Nunes de Almeida lamentou, por seu lado, "que a TAP tivesse decidido numa matéria com tantas e tão sensíveis implicações (...) sem previamente ter dialogado com as instituições e as forças representativas da sociedade civil das regiões Norte e Centro, como é o caso da AEP".

"A este respeito, aproveitou para manifestar ao presidente executivo da TAP toda a disponibilidade da AEP em colaborar com a companhia, nomeadamente sempre que em equação estejam, ou possam vir a estar, os interesses das duas maiores regiões exportadoras do país", acrescentou a associação empresarial.

O presidente do CmP, Hermínio Loureiro, anunciou, na semana passada, que a reunião com a administração da TAP está agendada para 07 de março, no Porto, afirmando esperar que "ela se realize e seja produtiva".

A reunião foi pedida pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) no final de janeiro com o objetivo de abordar a suspensão de quatro ligações de médio curso (Europa) da TAP de e para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, a partir de 27 de março, mas foi adiada a pedido da TAP.

Entretanto, a Assembleia Municipal do Porto aprovou na segunda-feira, por maioria, uma moção contra as decisões da TAP e da ANA consideradas lesivas para o aeroporto do Porto e o Norte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório