Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Não sou financiada por dinheiro do Estado nem por fundos públicos"

Filha do presidente angolano rejeita influência do governo no império empresarial que detém. Numa entrevista ao Wall Street Journal, a empresária falou das averiguações de que está a ser alvo pela Comissão Europeia, da situação difícil em Angola e da luta pelo poder no BPI.

"Não sou financiada por dinheiro do Estado nem por fundos públicos"
Notícias ao Minuto

14:22 - 29/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Isabel dos Santos

Pela primeira vez desde há muito tempo, Isabel dos Santos abriu a porta da sua vida profissional para responder a perguntas dos meios de comunicação social. Numa entrevista concedida ao Wall Street Journal, a empresária angolana negou as acusações levantadas por cinco deputados no Parlamento Europeu e falou de alguns assuntos quentes, incluindo as polémicas em Portugal. 

A divisão de ativos angolanos no BPI foi um dos temas destacados pelo jornal norte-americano, que lembrou a baixa avaliação do Banco Fomento Angola (BFA) no negócio entre o BPI e Isabel dos Santos. O valor pago por mais uma fatia do BFA foi definido pela empresária como "justo", mas a falta de alternativas após o bloqueio do plano inicial deixou muitas dúvidas no ar. 

O negócio da Efacec está a levantar ainda mais questões: as ligações entre a Winterfell, holding de Isabel dos Santos que comprou a empresa portuguesa, e a empresa elétrica do Estado angolano motivaram um pedido de averiguações por parte de uma mão cheia de membros do Parlamento Europeu e levaram o Wall Street Journal a questionar a empresária sobre a relação com o pai, Eduardo dos Santos. 

"Ele é uma pessoa muito ocupada, eu sou uma pessoa muito ocupada", revelou a magnata, garantindo que poucas vezes vê o pai e não recebe qualquer ajuda extra nos negócios: "Não sou financiada por dinheiro do Estado nem por fundos públicos". "Não faço isso", reforça Isabel dos Santos. 

A empresária lembrou que "a situação económica em Angola hoje em dia é difícil", utilizando a queda do preço do petróleo como mais uma prova do afastamento entre as suas compras e o dinheiro do Estado de Angola. "Com o petróleo a perder valor, estamos a viver num aperto", conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório