Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Novo Banco? Calma, pede Costa. Até agosto de 2017 há tempo

Primeiro-ministro está confiante com o crescimento da economia portuguesa e lembra que "o Governo obteve da União Europeia a prorrogação de mais um ano do prazo para tomar decisões sobre o Novo Banco".

Novo Banco? Calma, pede Costa. Até agosto de 2017 há tempo

António Costa afirmou hoje que a aposta deste Governo “na recuperação do rendimento das famílias e a criação de melhores condições para as empresas investirem” são eixos essenciais para o crescimento da economia portuguesa, que hoje voltou a registar um crescimento de 1,5% de acordo com dados do INE.

“Temos de ter como prioridade o relançamento da economia. E neste aspeto há dois eixos essenciais: a recuperação de rendimentos das famílias e a criação de melhores condições para as empresas investirem. A aposta que fizemos, no melhoramento do sistema financeiro são condições essenciais”, disse, no âmbito de uma visita ao Salão Internacional do Setor do Banco e Bebidas, em Lisboa.

O primeiro-ministro defendeu ainda a necessidade de aumentar as exportações.

“Temos uma meta muito ambiciosa que é em cinco anos podermos equilibrar a nossa balança comercial em valor. Para isso é preciso exportar mais e produzir mais”, disse, lembrando que esta “é uma linha de continuidade que tem de prosseguir passem os governos que passem.

Questionado ainda sobre a situação do Novo Banco que pode ser alvo de uma nacionalização, o líder socialista acalmou os jornalistas e portugueses, lembrando que "o Governo obteve da União Europeia a prorrogação de mais um ano do prazo para tomar decisões sobre o Novo Banco", pelo que tem ainda até agosto de 2017 para resolver a situação.

E concretizou: "A obtenção deste prazo visa sobretudo diminuir a ansiedade das senhoras e senhores jornalistas, a preocupação de todos nós, e sabermos que temos tempo para em conformidade e bem decidir o que tem de ser decidido, no momento próprio e em tranquilidade".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório