Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

FMI pede manutenção de reformas para restaurar confiança

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, instou hoje os países do G20 a manterem o processo de reformas estruturais com o objetivo de restaurar "a confiança na recuperação a curto prazo".

FMI pede manutenção de reformas para restaurar confiança
Notícias ao Minuto

06:45 - 26/02/16 por Lusa

Economia Lagarde

"O crescimento (...) está a abrandar" em todo o mundo pelo que é importante continuar a falar das reformas, disse Lagarde, na abertura de um seminário na reunião de responsáveis financeiros do G20, iniciada hoje em Xangai, China.

A responsável do FMI sublinhou que o crescimento nos países mais avançados "continua a ser modesto" e está "em perigo" em algumas economias emergentes.

"Tudo isto afeta os mercados financeiros e, por sua vez, baixa a confiança" no estado da economia, pelo que "é importante aumentar a confiança sobre a recuperação a curto prazo", sublinhou.

Num evento posterior num fórum organizado pelo Instituto de Finanças Internacionais, em paralelo à reunião do G20, Lagarde instou estes países a atuarem na frente monetária, fiscal e das reformas estruturais, de forma "corajosa, ampla e conjunta".

"Não têm de apresentar uma nova receita, apenas têm de cumprir os seus compromissos com firmeza", disse a diretora do FMI.

As intervenções de Lagarde ocorrem dois dias depois de o FMI ter divulgado um relatório no qual alerta que "existem maiores riscos de que a recuperação descarrile, numa altura em que a economia global é altamente vulnerável a choques adversos ".

O FMI baixou as suas previsões de crescimento da economia mundial, que agora são 3,4% para 2016 e 3,6% para 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório