Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

EUA e Rússia ultrapassados pela China no mercado de armamento mundial

Crescimento do gigante asiático está a mudar panorama global. Apesar de dificuldades de outros setores económicos, aposta bélica está a valer sucesso cada vez maior.

EUA e Rússia ultrapassados pela China no mercado de armamento mundial
Notícias ao Minuto

15:05 - 22/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Ásia

Ninguém está a crescer tão depressa como a China na venda de armas. Em todo o mundo, os gigantes históricos não conseguem acompanhar a segunda maior economia do mundo no mercado bélico e nos últimos quatro anos, a aceleração não tem paralelo. 

Entre 2011 e 2015, a venda de armas chinesas ao exterior cresceu 88%, ultrapassando largamente os Estados Unidos, Rússia e Reino Unido. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Paz de Estocolmo, as maiores perdas no mercado bélico foram registadas em França, Holanda e Alemanha. 

As vendas da China têm como destino, segundo a CNN, o triângulo asiático formado por Myanmar, Bangladesh e Paquistão, vizinhos da maior importadora de armas do mundo, a Índia. 

O desenvolvimento progressivo dos meios de produção permitiu à China tornar-se um exportador de armas, ao invés de comprar armamento ao exterior em grandes quantidades. A China é agora o terceiro maior importador do mundo, atrás da Índia e da Arábia Saudita.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório