Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aeroporto do Porto é "determinante para o desenvolvimento" do norte

A Associação Empresarial de Portugal aponta o aeroporto do Porto como uma infraestrutura "determinante para o desenvolvimento" das regiões norte, centro e do noroeste peninsular, cujo desenvolvimento estratégico é "obrigação do Estado" assegurar enquanto acionista maioritário da TAP.

Aeroporto do Porto é "determinante para o desenvolvimento" do norte
Notícias ao Minuto

07:30 - 17/02/16 por Lusa

Economia AEP

"Hoje, o aeroporto Francisco Sá Carneiro é a maior infraestrutura aeroportuária do noroeste peninsular, determinante para o desenvolvimento da região norte, da região centro e também da região do noroeste peninsular. Na definição estratégica daquilo que um aeroporto pode significar para uma região, a participação do Estado [na TAP] dá-lhe a obrigação de também intervir nessa área", afirmou o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida, em declarações à agência Lusa.

No dia em que o primeiro-ministro, António Costa, recebe em audiência o presidente da Câmara do Porto para discutir a supressão de voos da TAP no aeroporto Francisco Sá Carneiro, Nunes de Almeida defende que, tendo o atual Governo decidido intervir no processo de privatização da companhia por considerar que se trata de uma "empresa de interesse público", impõe-se agora "esclarecer exatamente qual vai ser o papel do Estado" na transportadora.

Para a AEP, a participação do Estado na TAP "dá-lhe a obrigação" de "intervir na definição estratégica daquilo que um aeroporto pode significar para uma região", quer seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro em relação à região norte, o aeroporto de Faro em relação ao Algarve ou o do Funchal em relação à Madeira.

"Mais do que a questão das rotas, achamos que a importância de um aeroporto para o desenvolvimento de uma região também devia ser tido em linha de conta naquilo que é o desenvolvimento futuro da companhia", referiu o dirigente associativo.

Na sua opinião, esta é uma "função" da qual "o Estado não se deve demitir", embora, "obviamente, dentro de um clima de acordo com os acionistas privados" da TAP.

Afirmando desconhecer ainda "exatamente as razões que objetivamente levaram ao cancelamento" dos voos entre o Porto e as cidades europeias de Milão, Bruxelas, Barcelona e Roma, Paulo Nunes de Almeida disse ter já solicitado uma reunião ao presidente da Comissão Executiva da TAP, na qual acredita que a AEP poderá "aportar informação importante para a própria" companhia relativamente ao papel do aeroporto do Porto "nos negócios de exportação e de internacionalização, na captação de turistas e na ligação à diáspora e aos Países [Africanos] de Língua Oficial Portuguesa".

"Porque acho que isto não se pode colocar apenas como sendo algo para além do interesse da própria TAP. Acho que a própria TAP também tem interesse em manter uma relação saudável com a região, porque uma atitude hostil por parte do norte também não é lhe é nada favorável", sustentou.

Para a AEP, é "difícil de entender que o aeroporto Francisco Sá Carneiro, que serve as duas regiões mais exportadoras do país, não possa ter capacidade para que a TAP se encarregue de ter voos para locais como Barcelona, Madrid e Bruxelas".

"Para a região e para os empresários, é óbvio que todos esses destinos são determinantes para os principais setores de atividade e, portanto, para a economia do país. Já se percebeu que o país tem que, fundamentalmente, crescer através do setor exportador, pelo que é um erro reduzir isto a um interesse da região, quando é um interesse do país", concluiu.

A AEP afirma-se disposta a, em conjunto com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e outras instituições da região, "tentar encontrar com a comissão executiva da TAP um modelo que sirva os interesses da companhia e os interesses da região" e alerta que, caso contrário, a empresa não estará "a cumprir o seu papel de companhia pública", sendo forçada a "dar abertura a que outras companhias possam vir ocupar esse espaço".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório