Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Orçamento olha mais para parceiros partidários do que para as pessoas"

Documento é um "revirar da página da austeridade", mais "composta e light", assume Bagão Félix.

"Orçamento olha mais para parceiros partidários do que para as pessoas"
Notícias ao Minuto

23:31 - 10/02/16 por Goreti Pera

Economia Bagão Félix

Bagão Félix dedicou parte do seu comentário semanal na SIC Notícias à análise do Orçamento do Estado para 2016, que considera um “revirar da página da austeridade”.

No documento já apresentado no Parlamento, “há uma austeridade mais composta, mais light, focada em impostos sobre o consumo ao invés de sobre o rendimento”. Os “impostos estão anestesiados, mas a pressão tributária aumenta 0,1%”, nota o comentador.

No entender do antigo ministro, há uma conclusão negativa a tirar, que se prende com o facto de estes impostos não distinguirem “pobres e ricos” e incidirem sobre todos de igual forma. A alternativa, avalia, “não é virtuosa para um governo que faz da equidade social um lema”.

Bagão Félix vai mais além nas críticas, alegando que “este Orçamento do Estado não tem margem de manobra para o caso de qualquer coisa derrapar” e dizendo-se convicto de que, “se não fosse o esboço tão desastrado, talvez pudesse evitar a desconfiança que os credores e a Comissão Europeia têm”.

De resto, o comentador denota uma maior preocupação “na conservação do poder” do que no bem comum. “É olhar mais para os parceiros de suporte ao Governo do que às pessoas”, lamenta.

Há ainda uma contradição que, a seu ver, não deve ser ignorada. Ao mesmo tempo que o Executivo prevê reduzir o horário de trabalho semanal na Função Pública para 35 horas, tenciona diminuir em 10 mil o número de funcionários públicos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório