Segundo a ANAM, estes dados confirmam as “expectativas de recuperação de tráfego durante o ano de 2013”, adiantando que no último mês “registaram-se 1.306 movimentos e a taxa média de ocupação atingiu os 75,1%”.
“O aeroporto da Madeira registou o maior crescimento percentual, durante o mês de Fevereiro, quando comparado com os restantes aeroportos nacionais”, refere a ANAM que, no passado mês de Janeiro, teve 143.393 passageiros naquela infra-estrutura aeroportuária.
A ANAM explica que “o decréscimo ligeiro dos passageiros provenientes de voos do mercado nacional (-1,3%) e as subidas significativas de origens como o Reino Unido (+18%), da Alemanha (+17,7%) e de França (+5,8%) permitiram ao aeroporto da Madeira encerrar o mês de Fevereiro com um crescimento do número de passageiros”
Para esta empresa, “estes resultados demonstram um crescimento sustentado dos principais mercados de origem turística para a Madeira e um comportamento dos voos com origem nacional superior ao que seria expectável, dada a situação socioeconómica do país”.
A ANAM acrescenta que em Fevereiro, ao nível dos passageiros transportados pelas várias companhias aéreas , “destacam-se pela positiva a Easyjet (+15,2%), a Condor (+90%), a Transavia France (+36,9%) e a Finnair (+35,5%)”, assinalando, em contrapartida, o decréscimo da transportadora aérea nacional - a TAP – de 0,4%.
No caso do aeroporto do Porto Santo serviu um total de 2.960 passageiros, mais 278 do que em Fevereiro de 2012, informa ainda a ANAM.