Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Depósitos a três e cinco anos: saiba onde pode ganhar mais dinheiro

Com ajuda do site ComparaJá.pt, o Notícias ao Minuto diz-lhe quais são as melhores escolhas para aplicar as suas poupanças.

Depósitos a três e cinco anos: saiba onde pode ganhar mais dinheiro
Notícias ao Minuto

06:10 - 06/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Investimento

Numa época de baixos juros em todo o mundo, escolher um depósito a prazo com ganhos interessantes é bastante difícil, principalmente quando a intenção é apostar a médio prazo.

A oferta no mercado nacional é muita e a escolha nem sempre é clara; para o ajudar a escolher, o Notícias Ao Minuto pediu ajuda ao ComparaJá.pt e apresenta-lhe os produtos financeiros mais vantajosos para aumentar as poupanças. Depois dos depósitos até um ano, apresentamos-lhe hoje os melhores investimentos para quem quer esperar mais tempo pelo retorno.

Para uma aposta a três ou cinco anos, o Estado é quem aparece em destaque: os Certificados do Tesouro Poupança Mais oferecem uma taxa anual líquida de 1,26% num investimento de três anos, e de 1,62% a cinco anos. No prazo mais longo, a rentabilidade supera mesmo os melhores produtos financeiros a seis e doze meses.

Para comprar os depósitos do Estado, precisa de investir um mínimo de 1.000 euros; os juros são pagos de forma anual e o capital só pode ser resgatado um ano depois da data de subscrição.

Se prefere entregar o dinheiro à banca, o depósito com maiores ganhos líquidos a três anos é o ‘DP Performance’ do Banco BIC. No entanto, os interessados são obrigados a deter uma conta à ordem no banco e os juros só são pagos na data de vencimento. O investimento mínimo é de 2.500 euros, com penalizações nos juros por levantamentos antecipados.

A alternativa é o ‘DP Classic’ do PrivatBank, que surge em terceiro lugar no retorno a três anos e em segundo atrás dos Certificados nos depósitos a cinco anos. Em ambos os casos, o PrivatBank paga 0,94% líquidos ao ano, com um investimento mínimo de 100 euros. Os juros são transferidos para a conta do cartão na data de vencimento e a três anos há mesmo a possibilidade de reforçar o investimento inicial.

As contas do ComparaJá.pt foram realizadas tendo como base os números do Orçamento do Estado para 2015 e de acordo com as informações prestadas por cada banco ao público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório