Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PCP: Dados do INE confirmam "processo de desastre nacional"

O PCP defendeu, esta segunda-feira, que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução económica em 2012 confirmam que está em curso um "processo de desastre nacional" e que é necessária uma inversão de política.

PCP: Dados do INE confirmam "processo de desastre nacional"
Notícias ao Minuto

19:13 - 11/03/13 por Lusa

Economia Recessão

Segundo os dados hoje divulgados pelo INE, em 2012 a economia portuguesa sofreu a mais profunda recessão desde 1975, no valor anual de - 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo a queda do produto sido mais acentuada no quarto trimestre, no valor de - 3,8%.

Segundo o dirigente nacional do PCP Vasco Cardoso, estes números "confirmam o processo de desastre nacional que está neste momento em curso" e "confirmam a necessidade e a urgência de romper com a política que neste momento tem vindo a empobrecer o País".

Em declarações à agência Lusa, Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, sustentou que os dados do INE demonstram que "não pode haver crescimento económico mantendo a política de austeridade", nem "sem o aumento dos salários, sem a renegociação da dívida pública, sem o alargamento do investimento público".

No seu entender, Portugal está a viver "um processo de espiral recessiva que, a manter-se até ao final do ano, poderá dar um valor acumulado de recessão económica superior a sete pontos percentuais ao longo destes últimos três anos", agravando o desemprego, as falências e o empobrecimento da população.

De acordo com o dirigente nacional do PCP, "as estimativas que estão neste momento previstas para o défice das contas públicas, tal como aconteceu os governos do PS anteriores, e tal como já aconteceu com este Governo, voltarão a derrapar".

"Este caminho para o desastre precisa de ser interrompido. Aquilo que se está a verificar não é nem a correcção do problema do défice das contas públicas nem da dívida pública, mas sim toda uma política orientada para satisfazer os interesses da banca, ao mesmo tempo que uma grande parte da população vai sofrendo de forma cada vez mais acentuadas as injustiças e os sacrifícios que têm vindo a ser impostos por este Governo, e por outros governos", alegou Vasco Cordeiro, responsabilizando também os anteriores executivos do PS.

"O País precisa de se libertar da 'troika' estrangeira, mas também da política que a 'troika' nacional - PS, PSD e CDS - tem vindo a impor ao País ao longo das últimas três décadas e meia e que nos conduziu a esta situação", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório