Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Negociações perto do fim. 'Luz verde' de Bruxelas ao virar da esquina

Orçamento do Estado tem sido tema nos corredores de Bruxelas. Negociações entre Comissão Europeia e Executivo português prosseguem mas já haverá avanços do ponto de vista técnico.

Negociações perto do fim. 'Luz verde' de Bruxelas ao virar da esquina

Bruxelas e Governo ainda estarão a ‘limar as últimas arestas' relativamente ao Orçamento do Estado português para este ano.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou, as negociações com Bruxelas estão praticamente fechadas, havendo a hipótese de serem concluídas ainda durante esta quarta-feira.

De resto, o plano do Executivo mantém-se: o Orçamento de Estado para este ano será aprovado amanhã, quinta-feira, em Conselho de Ministros. Já da parte da Comissão Europeia, recorde-se que se mantém o mesmo prazo: até ao final de sexta-feira haverá posição oficial.

O Ministério das Finanças e a Comissão Europeia têm mantido conversas próximas, não só a nível técnico mas também a nível político. E esta distinção permite perceber que pode haver avanços nas discussões técnicos às quais ainda faltará um 'carimbo' do ponto de vista político.

Recorde-se que da parte de Bruxelas alerta-se para os riscos de incumprimento. No entanto, como já hoje referimos, este tipo de avisos não são invulgares nas atuais regras do quadro europeu. O que poderia ser inédito seria se Bruxelas considerasse esses riscos de incumprimento graves.

Saliente-se ainda que, hoje mesmo, a TSF avançou que Bruxelas teria dado, do ponto de vista técnico, 'luz verde' a algumas medidas propostas pelo ministério tutelado por Mário Centeno, havendo inclusive acordo para uma descida no défice estrutural de 0,4 pontos percentuais.

O semanário Expresso acrescenta mesmo que o documento já conta com o 'sim' do Comissário Pierre Moscovici, havendo cedências da parte do Executivo e de Bruxelas. Falta agora o mesmo aval já a nível político, antes de o fim das negociações ser anunciado oficialmente.

Já ao início da tarde, Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, assegurou que “as coisas estão a correr bem em Portugal, nomeadamente com os partidos que suportam a solução de Governo, mas também estão a correr bem no processo de negociação que está em curso com a Comissão Europeia”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório