Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PSOE enaltece PIB espanhol a crescer 3,2% mas quer mudança

O responsável pela pasta da Economia no PSOE enalteceu hoje o crescimento de 3,2% no PIB espanhol, considerando-o "um dado sem dúvida positivo", mas pediu "uma mudança de política económica para fazer chegar esse crescimento a mais pessoas".

PSOE enaltece PIB espanhol a crescer 3,2% mas quer mudança
Notícias ao Minuto

15:18 - 29/01/16 por Lusa

Economia Responsável

O INE espanhol deu hoje a conhecer o crescimento da economia espanhola em 2015, situando o aumento do PIB em 3,2%, menos uma décima do que previa o Governo espanhol (PP, liderado por Mariano Rajoy). Em 2014, a economia espanhola tinha crescido 1,4%.

Face aos números de hoje - e aos do desemprego de quinta-feira, que mostram uma subida recorde nos empregos criados - o secretário de Economia do PSOE, Manuel de la Rocha, recordou que o objetivo dos socialistas é "mudar a política" para que esse crescimento "chegue a mais pessoas" e que se traduza em "emprego de qualidade".

O mesmo responsável recordou que Espanha (bem como outros países) beneficia de condições externas "muito favoráveis", no que toca à política monetária do Banco Central Europeu e face à descida acentuada do preço do petróleo.

Ainda assim, alertou que o contexto externo "está a mudar devido aos problemas nos mercados emergentes, em particular na China" o que, mais cedo ou mais tarde, acabará por afetar a Espanha.

Por isso mesmo salientou que a "prioridade do próximo Governo" (o PSOE quer formar uma aliança de esquerdas em Espanha, semelhante à portuguesa, para afastar do poder o PP de Rajoy) tem de estar "centrada em reformas que permitam um crescimento vigoroso, mas baseado num novo modelo de desenvolvimento, mais sustentável do ponto de vista social e ambiental".

Por outro lado, defendeu políticas viradas "para a melhoria da produtividade com maior inovação e tecnologia" e "não graças a salários cada vez mais baixos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório