Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde cumpre critérios para acesso preferencial ao mercado da UE

Cabo Verde cumpriu os critérios de acesso comercial preferencial ao mercado da União Europeia (UE) para continuar a exportar os seus produtos com taxas aduaneiras mais baixas, anunciou hoje a delegação da UE em Cabo Verde em comunicado.

Cabo Verde cumpre critérios para acesso preferencial ao mercado da UE
Notícias ao Minuto

13:22 - 29/01/16 por Lusa

Economia Revisão

No comunicado, é referido que a conclusão surge no âmbito do Sistema de Preferências Generalizadas Mais (SPG+) da União Europeia, um regime de incentivo que Cabo Verde entrou a 01 de janeiro de 2014.

Na primeira revisão bienal, a UE referiu que Cabo Verde cumpriu os compromissos assumidos aquando da sua entrada, em particular a implementação das 27 convenções internacionais fundamentais sobre os direitos humanos e laborais, proteção ambiental e a boa governação.

De acordo com o relatório, o país destaca-se na sua região como um exemplo de tolerância, respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

"O país tem instituições políticas estáveis, uma democracia parlamentar e multipartidária que funciona bem e um poder judiciário independente", lê-se na nota de imprensa, que cita o "Relatório sobre o Sistema de Preferências Generalizadas para o período 2014-2015".

"Desde a sua adesão à reformada SPG+, e com a melhoria da monitorização das suas obrigações em 2014, o país fez esforços significativos para submeter os relatórios requeridos sobre a implementação das convenções, particularmente a implementação do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação conta as Mulheres", notou.

No relatório refere-se ainda que, graças à sua elegibilidade ao SPG+, Cabo Verde também assegurou uma "transição suave" do mais vantajoso mecanismo do sistema "Tudo menos Armas" (acesso isento de direitos aduaneiros à UE de todos os produtos, exceto armas e munições) destinado aos países menos desenvolvidos.

O SPG é um sistema idealizado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) para que mercadorias de países em desenvolvimento tenham acesso privilegiado aos mercados desenvolvidos.

A decisão da entrada de Cabo Verde no sistema foi tomada em 2011, mas só em finais de 2013 foi anunciada a sua adesão, tornando-se no primeiro país africano elegível, o que permite aos seus exportadores pagarem taxas mais baixas sobre a totalidade ou parte dos produtos que vendem à UE.

Além de Cabo Verde, mais oito países a nível mundial fazem parte do SPG+, um sistema considerado importante para o fortalecimento das relações comerciais entre Cabo Verde e a UE e que poderá facilitar a integração do país africano no sistema económico internacional.

O regime geral do SPG, que concede reduções aduaneiras a países em vias de desenvolvimento em aproximadamente 66%, foi introduzido na UE em 1971 e desde então reduziu ou removeu direitos aduaneiros de parte ou de todas as exportações dos países para o continente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório