Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Conselho Económico e Social critica falta de "grandes opções" para país

O Conselho Económico e Social (CES) considerou hoje que a proposta de GOP para 2016 fica aquém do desejável e acrescenta pouco ao que está previsto no Programa de Governo, não apresentando efetivamente "grandes opções" para o país.

Conselho Económico e Social critica falta de "grandes opções" para país
Notícias ao Minuto

18:19 - 27/01/16 por Lusa

Economia Parecer

No seu projeto de parecer sobre as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019, o CES considera que as GOP devem, sobretudo no início de uma nova legislatura, constituir um documento onde são referenciadas as grandes linhas estratégicas enquadradoras das diferentes políticas do país.

Essas grandes linhas devem, segundo o CES, inserir-se num quadro temporal plurianual, de médio prazo, e estar articuladas com o cenário macroeconómico para o mesmo período, com as perspetivas de evolução da economia internacional e com o lugar que o país se propõe ocupar no processo de globalização.

"Nesta perspetiva, o documento-proposta que o Governo apresenta para parecer do CES (com um tempo de resposta que impossibilita um trabalho adequado sobre o mesmo) fica bastante aquém de cumprir os desígnios referidos, seja pela estrutura adotada (por setores de governação), seja pelas omissões existentes, seja pela própria natureza das medidas e ações apresentadas", diz o documento de trabalho do CES, a que a agência Lusa teve acesso.

De acordo com o projeto de parecer que esteve hoje em discussão na Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES), as GOP pouco acrescentam relativamente ao Programa de Governo, "não sendo nelas verdadeiramente identificáveis grandes opções".

O CES refere como positivo o facto de o texto das GOP, na análise que faz do período de intervenção da troika, ir ao encontro do dos comentários e apreciações críticas formulados nos pareceres do Conselho Económico e Social, nomeadamente quanto aos efeitos perversos da política de austeridade sobre a economia das empresas, sobre as condições de vida da maioria da população e no processo de consolidação das contas públicas.

Relativamente ao objetivo enquadrador das GOP, do crescimento e da criação de emprego, o CES manifestou dúvidas quanto à consistência dos instrumentos com que o Governo se propõe atuar.

"Para haver crescimento consolidado e criação líquida de emprego o Governo aposta na conjugação de dois instrumentos fundamentais: um do lado da procura, que passa por aumentar o rendimento disponível das famílias, e outro, do lado da oferta, que visa impulsionar o investimento, com destaque para o investimento das empresas", salienta o documento de trabalho do CES.

O CES considera ainda que o novo ciclo de crescimento da economia portuguesa "não pode fazer-se retomando o modelo que vigorou antes do eclodir da crise financeira internacional e que se caracterizou por uma excessiva dependência de investimento público e de grandes obras públicas com escasso efeito multiplicador na economia".

O parecer do CES sobre as GOP será aprovado em plenário no dia 02 de fevereiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório