Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

"Se fosse investidor estrangeiro não punha um tostão em Portugal"

O comentador acredita que o investimento privado é fundamental e que não está a ser tido em conta pelo Governo.

"Se fosse investidor estrangeiro não punha um tostão em Portugal"
Notícias ao Minuto

20:39 - 18/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Sousa Tavares

Antecipando a visita da troika a Portugal e analisando as 18 exigências feitas pelos credores internacionais, Miguel Sousa Tavares lembrou no 'Jornal da Noite' da SIC que enquanto houver dívidas, os credores vão continuar a pressionar e preocupados com as medidas tomadas no país.

“Portugal não se livrou da troika porque pedimos 78 mil milhões de euros emprestados e ainda não os pagámos. Enquanto não os pagarmos é normal que os credores queiram saber o que é que estamos a fazer. O credor pressiona sempre”, esclareceu o comentador.

Sobre as preocupações da troika, e consequentes exigências, o escritor foi perentório: “Há várias coisas que estão nas preocupações da troika e também estão nas minhas, até agora foi a festa do Governo socialista. Deu, devolveu, repôs, aumentou, contratou… agora começa a vir a fatura e a troika vem já com a primeira fatura – como é que os senhores pretendem pagar tudo isso?”, frisou o comentador.

Mais ainda. Sousa Tavares mostrou concordar com a falta de investimento privado em Portugal. “As empresas portuguesas estão descapitalizadas e a banca não as pode capitalizar, porque ela própria está descapitalizada. Por outro lado, o investimento externo caiu a pique e vai cair mais por causa das obrigações seniores do Novo Banco, uma machadada no investimento externo em Portugal”, antecipou.

“Eu se fosse investidor estrangeiro nunca mais punha um tostão em Portugal”, atirou na mesma senda, mostrando que não sabe “como é que o Governo vai conseguir a recuperação económica que lhe permitirá absorver o aumento de despesa pública”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório