Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Associação empresarial de Leiria exige António Mexia no distrito

A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, enviou uma carta ao presidente executivo da EDP, António Mexia, a exigir a presença do responsável no distrito e explicações sobre os "prejuízos enormes" causados pelas falhas no sistema de electricidade.

Associação empresarial de Leiria exige António Mexia no distrito
Notícias ao Minuto

19:13 - 07/03/13 por Lusa

Economia Electricidade

"Mais uma vez, bastou um dia de inverno mais rigoroso, com ventos um pouco mais fortes, mas perfeitamente normais para esta época do ano, para que várias empresas do distrito de Leiria vissem o seu normal funcionamento afectado e tenham sofrido prejuízos avultados na sua produção devido às interrupções no fornecimento de energia que se verificaram hoje, dia 7 de Março de 2013", diz a Nerlei em comunicado.

A associação empresarial refere também que, "de forma inaceitável, a EDP Distribuição continua a justificar estas situações com as condições climatéricas".

"Mas todos sabemos que temos de viver com essas condições climatéricas e, se as infra-estruturas de distribuição de energia eléctrica no distrito de Leiria não são as adequadas para 'aguentar' dias de inverno mais rigorosos, é urgente que sejam feitos os investimentos necessários para que tal se venha a verificar", alerta.

A Nerlei diz esperar que o "presidente executivo da EDP explique aos empresários, que se esforçam por ter empresas de sucesso que possam cumprir os seus compromissos e pagar as suas contas ao fim do mês, o porquê de continuarem a sofrer prejuízos enormes" sempre que há dias com "um pouco mais de vento ou chuva".

Esta situação, destaca, arrasta-se "há mais de uma década".

"Recorde-se que o Relatório de Qualidade de Serviço do Sector Eléctrico 2011, publicado em Setembro último, da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), confirma que 'o distrito de Leiria apresenta o maior TIEPI (Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada) no ano de 2011'".

Estes dados, de acordo com a Nerlei, comprovam as "muitas queixas" que a associação sempre "recebeu dos empresários e a postura de constante alerta para estes problemas que tem tido para com a EDP Distribuição, nos últimos anos".

"A este facto acresce que os indicadores deste relatório não consideram as interrupções de curta duração, ou seja, aquelas inferiores a três minutos, que são das mais problemáticas para as empresas do distrito. A Nerlei e os empresários que representa consideram inaceitável que estes problemas se arrastem há mais de uma década e que pouco ou nada tenha melhorado. Assim, exige uma tomada de posição e explicação ao mais alto nível dentro da empresa responsável", refere a associação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório