Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

China já não é o que era e quem sofre é a economia mundial

O país mais importante para o crescimento de todo o globo está a abrandar como não se via há mais de duas décadas. Dificuldades económicas e financeiras já contagiaram várias regiões.

China já não é o que era e quem sofre é a economia mundial
Notícias ao Minuto

09:45 - 15/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia BRICS

O colapso parcial dos mercados financeiros chineses tem centrado atenções nos quatro cantos do mundo desde o verão passado. O ataque dos especuladores a uma das bolsas mais vulneráveis em termos regulatórios tem sido apontado como a principal razão das quedas, mas há preocupações maiores que começam a contagiar os países mais dependentes do consumo chinês.

O PIB da China prepara-se para aumentar ao ritmo mais baixo dos últimos 25 anos, se forem confirmadas as previsões de Pequim. Vários analistas económicos e políticos dizem mesmo que o aumento de 7% na produção chinesa é apenas uma fachada do Governo, e garantem que a situação é ainda pior.

Segundo a análise do Jornal de Negócios, a recessão no Brasil torna o impacto do abrandamento chinês mais preocupante para a economia mundial. Os cálculos do Banco Mundial garantem que por cada ponto percentual a menos de crescimento nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o mundo perde 0,4 pontos de crescimento e as restantes economias emergentes abrandam 1,5 pontos percentuais.

Com menos produção, a China e restantes gigantes emergentes passam a ter menos rendimento disponível e o consumo contrai. Apenas a Índia escapa à tendência negativa, continuando a aceleração dos últimos anos e ameaçando ultrapassar a China e passar a ser o país com maior crescimento em todo o mundo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório