Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

PSD de Castelo Branco exige redução das portagens na A23

A distrital do PSD de Castelo Branco exigiu hoje a redução do valor das portagens na autoestrada da Beira Interior (A23) e acusou o Governo de as ter aumentado "de forma significativa".

PSD de Castelo Branco exige redução das portagens na A23
Notícias ao Minuto

12:55 - 12/01/16 por Lusa

Economia Beira Interior

"O PSD distrital vai continuar a bater-se pela redução das portagens [na A23], pois as mesmas são uma condicionante muito séria ao desenvolvimento do interior e à prosperidade económica da nossa região", refere em comunicado a Comissão Política Distrital de Castelo Branco do PSD.

A autoestrada A23 atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, e permite a ligação entre Torres Novas e a Guarda.

A distrital social-democrata sublinha que ultrapassado o período de contingência financeira, provocada pelos "desvarios" do Governo socialista de José Sócrates, "não é admissível que se continue a pagar as portagens mais caras de Portugal".

Recordam ainda que, tratando-se de uma autoestrada que promove a coesão territorial e para a qual não há verdadeiramente uma alternativa, a redução do valor das portagens "seria absolutamente consentânea com a competitividade e as necessidades de desenvolvimento" dos territórios de baixa densidade.

No comunicado, os sociais-democratas adiantam que, tendo tomado posse "o novo Governo das esquerdas liderado pelo PS, os beirões esperavam, mais do que legitimamente, que uma das primeiras medidas fosse a redução das portagens da A23".

"No entanto, não foi isso que aconteceu. Diferentemente de reduzir as portagens, como tinha sido prometido por todos os partidos na campanha eleitoral, o Governo do PS aumentou-as de forma significativa, em montante claramente superior ao da taxa prevista para a inflação", acusam.

Face ao aumento anunciado das portagens em alguns troços da A23, a distrital do PSD sustenta que "não é admissível que os dirigentes locais e nacionais do PS venham agora dar o dito pelo não dito, sobretudo quando a coligação PSD/CDS, como é aliás do domínio público, criou objetivamente condições para a sua redução [portagens] numa percentagem muito significativa".

Os sociais-democratas adiantam que não aceitam que os beirões "continuem a ser tratados como cidadãos de segunda classe, nem que o PS continue desavergonhadamente a prometer umas coisas em campanha eleitoral e a fazer outras completamente diferentes, logo que se apanha no Governo".

"Depois, nós [PSD] e todos os beirões vamos querer saber - e exigimos ao PS que o explique - para onde foram desviadas as receitas que permitiam sustentar a redução das portagens da A23", lê-se no documento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório