Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

As lições de Cavaco para a causa dos 'reformados indignados'

O líder do Movimento Reformados Indignados (MRI) e antigo presidente do BCP, Filipe Pinhal, lembrou, durante a apresentação do MRI, que há 47 anos aprendeu com o seu professor de Finanças Públicas, Aníbal Cavaco Silva, que um imposto que vá além dos 50% do rendimento configura um confisco, para justificar a contestação à aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), destaca esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

As lições de Cavaco para a causa dos 'reformados indignados'
Notícias ao Minuto

09:43 - 06/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformados

Durante a apresentação do MRI, o líder do movimento, Filipe Pinhal, salientou que em 1966 aprendeu que um imposto superior a 50% do rendimento configura um confisco. O curioso foi que quem ensinou esta ‘teoria’ ao antigo presidente do BCP foi, nada mais, nada menos do que o actual Presidente da República, Cavaco Silva.

Há 47 anos, o chefe de Estado foi professor de Finanças Públicas de Filipe Pinhal, que hoje lidera o MRI. Mas o que há uns anos era uma teoria entre o dever fundamental de pagar impostos e o direito à propriedade privada, não parece, nos dias de hoje, confirmar-se na prática.

Facto que foi mencionado pelo antigo dirigente do BCP para contestar a aplicação da CES aos reformados com pensões iguais ou superiores a 1.350 euros/mês. Até porque, segundo contas do Jornal de Negócios, esta taxa quando somada ao IRS pode resultar num corte de quase 90% do rendimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório