Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

"Nem acredito na possibilidade de nacionalização da TAP"

Empresário português falou ao Expresso das intenções socialistas de reverter o negócio com a Atlantic Gateway.

"Nem acredito na possibilidade de nacionalização da TAP"
Notícias ao Minuto

10:03 - 24/12/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Humberto Pedrosa

António Costa garantiu que a TAP vai voltar às mãos do Estado "a bem ou a mal", mas o processo promete não ser fácil para o Governo de iniciativa do PS. O consórcio que junta Humberto Pedrosa e David Neeleman não tem intenções de devolver uma parte dos 61% comprados no final da passada legislatura, dando nota de um extremar de posições. 

Em declarações ao Expresso, o empresário português mostrou-se confiante numa resolução pacífica, onde as duas partes envolvidas "vão chegar a um entendimento (…) que dê todo o conforto ao Estado". "Ninguém quer entrar verdadeiramente numa via litigiosa", garante Humberto Pedrosa, apesar de não mostrar abertura para abdicar do controlo da TAP. 

A falta de acordo entre o Executivo de António Costa e o consórcio Atlantic Gateway deixa apenas duas soluções em aberto para o futuro da TAP, com estabilidade comprometida. Uma luta nos tribunais ou a nacionalização forçada são as únicas alternativas possíveis, apesar de Humberto Pedrosa não acreditar no radicalismo do Governo: "Nem acredito na possibilidade de o Estado chegar a impor a nacionalização da TAP, porque são conhecidas as consequências que essa decisão teria para a companhia". 

O regresso às mãos do Estado coloca a responsabilidade de garantir o equilíbrio financeiro da TAP nos cofres públicos, uma hipótese que o governo PSD/CDS-PP sempre rejeitou. A devolução do investimento da Atlantic Gateway é também uma forte possibilidade, caso se confirme a reversão da venda assinada por Passos Coelho e Paulo Portas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório