O negócio está concluído: o Banif passou para as mãos do espanhol Santander Totta em troca de 150 milhões de euros.
Em comunicado enviado esta manhã às redações, o banco espanhol explica que a “operação incrementa em 2,5% a quota de mercado do Santander Totta em Portugal que passa a deter 14,5% em créditos e depósitos, o que o situa como a segunda entidade financeira do país”.
A decisão do Banco de Portugal de adjudicar “uma parte substancial do negócio” do Banif ao Santander foi tomada ontem, domingo. Esta adjudicação, lê-se no comunicado, “implica que a partir de hoje, os negócios e os balcões do banco Banif passam a fazer parte do Santander Totta”.
“A operação concretiza-se através da desagregação e transferência de uma parte substancial dos ativos e passivos do Banco Banif. O Santander Totta pagará 150 milhões de euros por esses ativos e passivos do Banif”, explica a mesma nota.
Ao banco espanhol junta-se assim uma rede de 150 balcões que servem 400 mil clientes do Banif, o que se traduz em cerca de seis mil milhões de euros em depósitos e 5.500 milhões de euros em créditos.
Numa comunicação interna do grupo, a presidente do banco espanhol sublinhou que “a aquisição do Banco Banif é mais uma demonstração da aposta do Banco Santander em Portugal, um dos principais países do Grupo”.
“Estamos totalmente comprometidos com o desenvolvimento económico de Portugal e vamos colocar todas as nossas capacidades no apoio ao progresso das pessoas e das empresas nas comunidades em que desenvolvemos as nossas atividades”, refere Ana Botín.