Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Volkswagen já tem plano de recolha de carros em Portugal

Donos de viaturas da marca germânica já sabem quando serão resolvidos os problemas.

Volkswagen já tem plano de recolha de carros em Portugal
Notícias ao Minuto

14:21 - 16/12/15 por Notícias ao Minuto

Auto Emissões

Os donos de carros a gasóleo do grupo Volkswagen afetados pelo escândalo das emissões ilegais de óxido de azoto podem apontar no calendário a data de recolha dos respetivos veículos. A representante da empresa germânica em Portugal, a SIVA, revelou que o processo será feito em três fases, começando pelos motores de 2.0 litros no primeiro trimestre do próximo ano. 

Depois de estar completa a atualização do software fraudulento nos carros mais potentes, a recolha passará para as motorizações de 1.2 litros para que seja feito o mesmo processo durante o segundo trimestre de 2016. Finalmente, serão os veículos de 1.6 litros a voltar às oficinas, para serem substituídos os estabilizadores de fluxo responsáveis pela fraude nas emissões. 

O calendário definido pela SIVA vai envolver os 102.454 automóveis da Volkswagen, Audi e Skoda afetados no mercado nacional, para além dos 23 mil veículos da Seat que também contam para as contas do grupo germânico. 

O Jornal de Negócios garante que para a importadora da Volkswagen, o problema dos carros a gasolina "é um assunto encerrado". "Os desvios encontrados – e ainda sujeitos a confirmação – são de apenas alguns gramas e dizem respeito a nove versões da marca VW, representando 61 veículos em Portugal", esclarece a SIVA, antes de lembrar que o primeiro impacto do escândalo não afetou as vendas do Volkswagen em Portugal. 

Novembro trouxe um aumento de 8,8% no indicador de vendas do grupo em território luso, aumentando a confiança da SIVA no futuro: "A crise vai passar e vão-se abrir novos horizontes e estratégias vencedoras no grupo VW".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório