Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Venda da Ascendi deverá render 200 milhões ao Novo Banco

Processo de reorganização estratégica do banco liderado por Stock da Cunha dá os primeiros passos. Ativos não-essenciais já estão no mercado.

Venda da Ascendi deverá render 200 milhões ao Novo Banco
Notícias ao Minuto

08:29 - 11/12/15 por Notícias ao Minuto

Economia Reestruturação

Uma das empresas mais valiosas da carteira de investimentos do Novo Banco está à venda. Desde que o Banco de Portugal anunciou a intenção de reduzir a estrutura do banco de transição, os rumores da venda de subsidiárias não essenciais têm aumentado de volume, com duas candidatas principais a centrarem as atenções.

A GNB Vida, seguradora avaliada em 400 milhões de euros e a Ascendi, empresa especializada na cobrança de portagens, são as duas empresas mais apetecíveis para os investidores e deverão servir para ajudar a reequilibrar os níveis de capital do Novo Banco antes do relançamento do concurso privatização, após o falhanço da primeira tentativa de venda.

De acordo com o Diário Económico, a participação de 60% detida pelo ‘banco bom’ do antigo BES no capital da Ascendi está avaliada em mais de 200 milhões de euros, tendo em conta os valores de mercado.

O processo está em marcha há cerca de seis meses e conta com a assessoria do Haitong Bank (antigo BESI) para tentar convencer os interessados a apresentar ofertas próximas dos 400 milhões de euros pedidos pela totalidade da Ascendi. O Económico garante que a fase de propostas vinculativas deverá contar com vários fundos de investimento estrangeiros, como o Ardian, o Brookfield e o Isolux.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório